Libras

A Libras é universal??

Por Solange Dias Ribeiro

Ouça o texto aqui:

Durante a transmissão da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 a ex-atleta e comentarista, Daiane dos Santos, se equivocou ao se referir a Língua de Sinais Brasileira (Libras) como universal, sendo que a Língua que estava sendo utilizada no momento da apresentação era a Langue des Signes Française (LSF) a Língua de Sinais Francesa. Porém, após o ocorrido Daiane dos Santos se retratou com a comunidade surda.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) não é universal, é a língua de sinais utilizada no Brasil. Assim, como no Brasil, cada país possui sua própria língua de sinais, algumas delas são: American Sign Linguage (ASL), dos Estados Unidos da América; Língua de Sinais Britânica (BSL), da Inglaterra; Língua Gestual Portuguesa (LGP), de Portugal; Lengua de Señas Argentina (LSA), da Argentina; Lengua de Señas Chilena (LSCH) do Chile, dentre outras.

Estes são apenas alguns exemplos de língua de sinais de alguns países entre as diversas outras que existem e ainda de acordo com a Federação Mundial de Surdos (World Federation of the Deaf, WFD) existem cerca de 300 línguas de sinais diferentes em todo o mundo.

 

Solange

 

Solange Dias Ribeiro é Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais do Câmpus Goiás da UFG e Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará.

Categorias: Falas