Logo do evento Setembro Azul.

Núcleo de Acessibilidade realiza a campanha Setembro Azul

Mês é dedicado à comunidade surda e visa promover a valorização da língua de sinais, identidade e cultura surda

 

Ouça esta noitícia:

 

O Núcleo de Acessibilidade do Câmpus Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará ações voltadas dar visibilidade a comunidade surda, por meio do evento “setembro Azul”, além de promover a valorização da língua, identidade e cultura surda. O evento tem como referência o dia 26, data em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo

As atividades do evento têm o objetivo de trazer a consciência de toda a sociedade às questões sobre a luta da comunidade surda, bem como a importância da Língua brasileira de Sinais (Libras), da acessibilidade comunicacional, da cultura surda, do desenvolvimento da identidade surda e a comemoração das vitórias conquistadas pela comunidade no decorrer da história.

A programação conta com oficinas para estudantes e servidores, além de uma palestra com um professor surdo do NAS - Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez de Goiânia, que é aberta à comunidade. As inscrições serão gratuitas e será emitido certificado ao final.

Confira a programação:

Atividade: Oficina - Libras Básico
Ministrante: TAE. Ms. Solange Dias Ribeiro
Público alvo: Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus Goiás
Data: 12/09/2024 - quinta-feira
Horário: 16:00 - 18:00
Local: Sala 105 - Areião
Formulário de inscrição

Atividade: Oficina - Libras Instrumental
Ministrante: TAE. Ms. Solange Dias Ribeiro
Público alvo: Servidores do Câmpus Goiás
Data: 19/09/2024 - quinta-feira
Horário: 16:00 - 18:00
Local: Sala 105 - Areião
Formulário de inscrição

Atividade: Palestra - Setembro Azul
Ministrante: Professor Marcos Preto (NAS - Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez)
Público alvo: Comunidade Acadêmica do Câmpus Goiás.
Data: 26/09/2024 - quinta-feira
Horário: 19:00 - 21:00
Local: Auditório da UEG - Campus Cora Coralina
Formulário de inscrição

Saiba mais sobre o setembro azul:

E por que a cor azul, afinal? Esta cor foi escolhida como uma forma de aludir a um passado de preconceito e opressão às pessoas surdas, quando os nazistas amarravam fitas azuis nos braços de judeus surdos como forma de identificá-los nos campos de concentração. As comunidades surdas ao longo do globo se apropriaram desse símbolo ressignificando-o como a força dessa comunidade que hoje luta por seu espaço, acessibilidade e por mudanças na atual sociedade.

O mês de setembro foi escolhido por conta de marcos e datas importantes para a comunidade surda ao longo desse mês; por exemplo, o Congresso de Milão (06/09 e 11/09), o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/09), o Dia Nacional do Surdo (26/09) e o Dia do Tradutor (30/09).

O Setembro Azul é um mês de luta, que mostra o quanto foi feito e o quanto ainda precisa ser mudado para que haja uma verdadeira e efetiva inclusão e acessibilidade para a comunidade surda.

Fuente: Secretaria do Núcleo de Acessibilidade

Categorías: Notícias