
Palestra sobre campanha Setembro Azul será realizada no Câmpus Goiás
O evento acontece em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro
Ouça a matéria aqui:
No próximo dia 26 de setembro é celebrado o Dia do Surdo, que no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. Esse dia foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, na cidade do Rio de Janeiro. O Ines atua na perspectiva da efetivação do direito à educação de crianças, jovens e adultos surdos, produzindo conhecimento e apoiando diretamente os sistemas de ensino para dar suporte às escolas brasileiras, que devem oferecer educação de qualidade a esses cidadãos que demandam políticas de ensino que contemplem sua singularidade linguística.
A data é vista por toda a comunidade surda como um momento de reflexão sobre as conquistas por direitos sociais e, ainda, sobre os desafios das pessoas surdas no Brasil. E para celebrar essa data e promover um momento de reflexão, o Núcleo de Acessibilidade do Câmpus Goiás promove no dia 26 de setembro, às 19h no Auditório da UEG, a palestra "Setembro Azul", que será ministrada pelo professor Marcos Preto, que atua no NAS - Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez e na Rede Municipal de Ensindo de Goiânia. A palestra será ministrada em Libras com interpretação simultânea pela Tradutora e Intérprete de Libras do Câmpus Goiás, Solange Dias Ribeiro.
O Núcleo de Acessibilidade do Câmpus Goiás convida toda a comunidade acadêmica e população vilaboense a prestigiarem o evento, que é de suma importância para promover a valorização da identidade e da cultura surda. A palestra será gratuita e haverá emissão de certificado aos participantes.
Fonte: Secretaria do Núcleo de Acessibilidade
Categorias: Notícias Noticias noticias X