Banner Setembro Azul

Núcleo de Acessibilidade do Câmpus Goiás realizará ações em alusão ao Setembro Azul.

Mês é dedicado à comunidade surda e visa promover a valorização da língua de sinais, identidade e cultura surda

O Núcleo de Acessibilidade do Câmpus Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará ações voltadas para a comunidade surda, por meio do evento “Setembro Azul”. A iniciativa visa dar visibilidade à comunidade surda brasileira, além de promover a valorização da língua, identidade e cultura surda. O evento tem como referência o dia 26, data em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo.

As ações têm o objetivo de trazer a consciência de toda a sociedade às questões sobre a luta da comunidade surda, bem como a importância da Língua brasileira de Sinais (Libras), da acessibilidade comunicacional, da cultura surda, do desenvolvimento da identidade surda e a comemoração das vitórias conquistadas pela comunidade no decorrer da história.

Programação: as atividades tem início, na segunda-feira, 22 de setembro, às 17h no Auditório da UAECH, com a oficina Musicalidade em Libras, ministrada pela Profa. Geórgia Clarice da Silva. Também no mesmo local e horário, ocorre no dia 24 de setembro a oficina Conversação em Libras para Iniciantes, ministradas pelas Tradutoras e Intéprete de Libras do Câmpus Goiás, Solange Dias Ribeiro e Nayara Bento, e a Discente do Curso de Pedagogia, Jordanna Victorya Gomes. Finalizando as ações, acontece no dia 25 de setembro às 19h30min, no Auditório da UEG, a palestra “Setembro Surdo: Protagonismo, Representatividade, Visibilidade e Equidade da Comunidade Surda”, como Professor de Libras do Instituto Federal de Brasília - IFB, Falk Soares Ramos Moreira. As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas através do site do evento https://www.even3.com.br/setembro-azul-629609/. Será emitido certificado ao final.

Contexto: O Dia Nacional do Surdo foi oficializado em 2008 pelo Decreto de Lei nº 11.796. A data foi escolhida para coincidir com a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857, no Rio de Janeiro, a primeira escola de surdos do Brasil. Esse dia é marcado por ações e reflexões sobre a inclusão das pessoas surdas em várias áreas, como mercado de trabalho, educação, mídia e políticas públicas.

O mês de setembro: Várias datas importantes para a comunidade surda brasileira são celebradas neste mês: no 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo, em homenagem à fundação da primeira escola de surdos do Brasil em 1857, no Rio de Janeiro, o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), já o dia 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Língua de Sinais e o dia 30 de setembro, o Dia Internacional do Surdo.

A cor azul: Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam pessoas com deficiência, incluindo as surdas, com uma faixa azul no braço. A comunidade ressignificou a cor, transformando-a em um símbolo de resistência, orgulho e luta contra a opressão.

Fonte: Secretaria do Núcleo de Acessibilidade

Categorias: Notícias